Trump classifica Antifa como "organização terrorista doméstica"
Casa Branca afirma que o grupo "clama abertamente" pela derrubada do governo americano e do sistema judiciário

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), assinou nesta segunda-feira, 22, uma ordem executiva designando o movimento Antifa como uma "organização terrorista doméstica".
Segundo a Casa Branca, o grupo é uma "iniciativa militarista e anarquista que clama pela derrubada" do governo americano, das autoridades policiais e do sistema jurídico,utilizando meios ilegais para promover uma campanha de violência e terrorismo.
"Essa campanha envolve esforços coordenados para obstruir a aplicação das leis federais por meio de confrontos armados com as autoridades policiais, tumultos organizados, agressões violentas contra o Serviço de Imigração e Alfândega e outros agentes da lei, e doxing rotineiro e outras ameaças contra figuras políticas e ativistas", diz trecho da nota oficial.
O comunicado detalha a estratégia de recrutamento do grupo:
"A Antifa recruta, treina e radicaliza jovens americanos para se envolverem nessa violência e supressão da atividade política, e então emprega meios e mecanismos elaborados para proteger as identidades de seus agentes, ocultar suas fontes de financiamento e operações em um esforço para frustrar as autoridades policiais e recrutar membros adicionais. Indivíduos associados e agindo em nome da Antifa coordenam-se ainda mais com outras organizações e entidades com o propósito de disseminar, fomentar e promover a violência política e suprimir o discurso político legal. Esse esforço organizado, criado para atingir objetivos políticos por meio de coerção e intimidação, é terrorismo doméstico."
A ordem executiva determina que todos os departamentos e agências devem "utilizar todas as autoridades aplicáveis para investigar, interromper e desmantelar toda e qualquer operação ilegal — especialmente aquelas envolvendo ações terroristas — conduzida pela Antifa ou qualquer pessoa que alegue agir em nome da Antifa, ou para a qual a Antifa ou qualquer pessoa que alegue agir em nome da Antifa forneceu suporte material, incluindo ações investigativas e processuais".
O movimento Antifa, abreviação de "antifascista", surgiu na Alemanha, na década de 1930.
O grupo se juntou para se opor ao nazismo de Adolf Hitler.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)