Relação Brasil-EUA tem tudo para piorar
Departamento de Estado entendeu imposição de prisão domiciliar a Jair Bolsonaro como limitação à liberdade de expressão

A decisão do ministro do Supremo Tribunal (STF) Alexandre de Moraes, de decretar prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem tudo para piorar a relação entre Brasil e os Estados Unidos.
Na quarta, 30, as relações bilaterais já tinham chegado ao seu momento mais baixo, quando a Casa Branca publicou um documento anunciando o tarifaço. O título era: "Defendendo as ameaças aos Estados Unidos do governo do Brasil".
Até então, nunca o Brasil tinha sido considerado como uma ameaça. O documento fala ainda em ameaça "à segurança nacional, política externa e economia dos Estados Unidos".
Como se não bastasse, a relação ainda pode descer de nível nos próximos dias.
Censura
Uma das coisas que mais incomodam o governo americano são as restrições à liberdade expressão no Brasil.
O assunto é um dos mais sensíveis no país e está consolidado na Primeira Emenda da Constituição.
Após a decisão de Moraes de colocar Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, sem direito a celular ou redes sociais, o ex-presidente foi completamente silenciado.
Não por acaso, a primeira manifestação do governo americano toca nesse ponto.
Ainda na segunda, 4, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, ligado ao Departamento de Estado, saiu em defesa de Bolsonaro.
“O ministro Alexandre de Moraes, já sob sanções pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua usando as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia. Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar!", afirma a nota, que foi republicada pelo secretário de Estado Marco Rubio (foto).
"Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sob sanções.”
Impulsos orwellianos desenfreados
Logo depois, o vice-secretário de Estado, Christopher Landau também tocou no tema da liberdade de exprssão no X: “Um dos desafios de ser um funcionário público é que suas ações estão sujeitas a críticas. Isso faz parte do contexto e você tem que esperar por isso. Aparentemente, ninguém contou isso ao ministro Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que hoje colocou o ex-presidente Bolsonaro em prisão domiciliar e o privou do acesso a um celular. Seu suposto crime? Aparentemente, criticar o ministro Moraes, o que o ministro agora convenientemente caracteriza como uma ‘obstrução da Justiça’. Os impulsos orwellianos desenfreados do Ministro estão arrastando sua Corte e seu país para o território desconhecido de uma ditadura judicial”, escreveu Landau, que é vice de Marco Rubio, no X.
É de se imaginar que as negociações entre o Ministério de Relações Exteriores do Brasil e o Departamento de Estado americano não evoluam nos próximos dias.
Com isso, o esforço para ampliar a lista de isenções do tarifaço dificilmente conseguirá algum resultado.
"Se Moraes quer proteção política, o mínimo que ele precisa aprender é combinar o jogo e começar a avaliar o timing das suas decisões", afirma o cientista político Leonardo Barreto, colunista de Crusoé.
"Ao decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro na véspera da aplicação das novas tarifas norte-americanas contra produtos brasileiros, o STF sepultou as chances de haver novo adiamento ou novas exceções a produtos brasileiros."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Clayton De Souza pontes
2025-08-05 15:34:38O Moraes está cego de ódio ou vaidade. Começou há tempos, já num tom elevado, essa perseguição ao Bolsonaro, que tem culpa no cartório, e não parece ter limites. Para o Lula, o STF varreu todas as provas pra baixo do tapete. Corte política aparelhada e com reconhecimento internacional