Pesquisa indica Renan à frente de Lira em Alagoas
Senador lidera quase todos os cenários na tentativa de se reeleger, segundo Real Time Big Data, inclusive contra o maior adversário local

Pesquisa Real Time Big Data divulgada na quarta-feira, 24, aponta o senador Renan Calheiros (MDB-AL, foto) liderando a corrida por uma vaga no Senado em 2026 em Alagoas, com 25% das intenções de voto.
E com vantagem em todos os cenários em relação a seu maior adversário no estado, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL).
Lira aparece com 15% no primeiro cenário avaliado, atrás de Renan, do ex-deputado estadual Davi Davino (Republicanos), com 22%, e do deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPMI do INSS, que aparece com 18%.
A pesquisa, que ouviu 1.200 pessoas em 22 e 23 de setembro, indica Renan como favorito em quase todos os cenários de uma eleição na qual serão escolhidos dois senadores.
A única exceção é o cenário em que o prefeito de Maceió, JHC (PL), aliado de Lira, é considerado. Nesse caso, JHC aparece com 32% das intenções de voto, e Renan, com 22%.
Governo
Renan também leva vantagem sobre Lira na perspectiva de disputa pelo governo de Alagoas, ainda que não como candidato. Hoje ministros dos Transportes, o ex-governador Renan Filho (MDB), filho de Renan Calheiros, lidera todos os cenários para a sucessão de Paulo Dantas, inclusive contra Lira e JHC.
No cenário contra o prefeito de Maceió, o ministro aparece com 49% das intenções de voto contra 43%. Contra o ex-presidente da Câmara, a distância é ainda maior: 56% a 33%.
Lira, aliás, é quem tem a maior rejeição na possível disputa para o governo de Alagoas: 47%, contra 37 do deputado federal Delegado Fábio Costa (PP-AL), 35% de Alfredo Gaspar, 27% de JHC e 22% de Renan Filho.
Disputa histórica
Renan e Lira alimentam uma disputa história em Alagoas. Nesta semana, o senador atravessou um projeto que está nas mãos do adversário há meses.
Coube ao deputado federal relatar o projeto do governo Lula para ampliar a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais por mês.
A votação sobre o projeto vem sendo prometida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), há meses— e ele repetiu a promessa na segunda-feira, 22, para a próxima semana.
Mas Renan encampou a aprovação de um projeto bem semelhante na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na quarta-feira, 24, e fazendo críticas à demora da Câmara para encaminhar o projeto.
A eleição em Alagoas já começou.
Leia mais: Renan Calheiros tenta ‘passar a perna’ em Lira no PL que reforma o Imposto de Renda
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)