O carinho de Lula pelos criminosos
Para o presidente, traficantes, sequestradores e assassinos não devem ser punidos pelos seus delitos, pois são vítimas da sociedade
O presidente Lula (foto) deu uma estranha declaração em Jacarta, na Indonésia, nesta sexta, 24.
Ao falar com jornalistas, ele pareceu querer eximir os narcotraficantes da culpa pelos seus atos criminosos.
"Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", afirmou o presidente.
Lula vive em um mundo invertido, em que os traficantes são vítimas, e portanto não podem ser responsabilizados pelos seus crimes.
Em vez de punir os traficantes, o ideal seria castigar os usuários, os verdadeiros responsáveis, que consomem as drogas.
No raciocínio do presidente, uma pessoa seria forçada a entrar no mundo do crime porque outra consome uma substância ilícita.
Obviamente, o mundo não funciona assim.
Ninguém é obrigado a se tornar traficante só porque alguém é viciado.
Há inúmeras alternativas para alguém fazer na vida, sendo que a grande maioria delas é perfeitamente legal.
Lula desconsidera que, quando alguém entra no tráfico está em busca de ganhar muito dinheiro, sem precisar ter muito preparo para isso. Basta estar disposto a empregar a violência.
Entrar no crime é uma opção. Largar um vício muitas vezes não é. Pessoas que usam drogas frequentemente reclamam da destruição de suas vidas e se lamentam de não conseguir voltar a ter uma vida normal.
Mas, para Lula, é como se o criminoso não tivesse não tivesse livre-arbítrio e o viciado estivesse totalmente no controle de sua vontade.
Sequestradores e assassinos
Esta não foi a primeira vez que Lula tratou criminosos como vítimas.
Na campanha presidencial de 2022, Lula confessou que intercedeu para libertar os sequestradores do empresário Abilio Diniz, que ele chamou de "meninos".
Antes, no seu segundo mandato, o petista dificultou e conseguiu adiar a extradição de Cesare Battisti para a Itália, condenado por ter se envolvido em quatro assassinatos.
Para Lula, traficantes, sequestradores e assassinos não devem ser punidos pelos seus delitos, pois são vítimas da sociedade.
A verdade é que a nossa sociedade é vítima de pessoas que pensam como Lula.
Leia em Crusoé: O elogio da bandidagem
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)