Janja chegará a Nova York três dias antes de Lula
Em março deste ano, a primeira-dama chegou cinco dias antes do presidente ao Japão

A primeira-dama Janja deve chegar a Nova York, nos Estados Unidos, três dias antes do presidente Lula (PT) para acompanhar a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O desembarque da esposa de Lula está previsto para quinta-feira, 18, segundo a CNN Brasil.
O petista deve chegar aos EUA apenas no domingo, 21.
Em Nova York, Janja deve se hospedar na residência oficial do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU.
Mas até esta quarta, 17, Janja não tinha divulgado sua agenda nas redes sociais.
Crusoé enviou um pedido para a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
A resposta foi: "As agendas públicas da primeira-dama, quando confirmadas, são disponibilizadas no endereço https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/agenda-da-primeira-dama".
No site indicado pela Secom, o último evento de Janja registrado na agenda é do dia 15 de setembro.
Não havia nenhum evento oficial agendado para o futuro.
"Não nasceu para ser dona de casa"
Em março deste ano, Janja chegou cinco dias antes de Lula ao Japão.
Ela não anunciou previamente a viagem nas redes sociais e o governo não divulgou quais seriam seus compromissos.
Lula reagiu às críticas sobre as viagens de Janja, durante uma viagem a Hanói, capital do Vietnã.
“Primeiro que a minha mulher não é clandestina. Ela não faz viagem apócrifa, ela faz viagem porque ela foi convidada para fazer uma viagem. E não foi pouca coisa. Ela viajou a convite do companheiro [Emmanuel] Macron para discutir a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Eu fiquei muito orgulhoso quando ela foi lembrada pelo Macron, e convidou ela para falar sobre um assunto que eu poderia ser convidado. Que poderiam ser convidadas outras pessoas. E ela foi convidada e já fez o seu discurso com muita competência. Ela tem trabalhado nesse negócio da Aliança Global Contra a Fome até antes do G20. Eu sinceramente não respondo a oposição nesse assunto. Eu acho que a Janja tem maturidade suficiente para responder aquilo que é sério. Aquilo que é molecagem, aquilo que é fake news, aquilo que é irresponsabilidade não precisa responder. A história vai julgar. E a Janja foi oficialmente me representando. Não foi uma viagem escondida. Ela foi numa viagem me respondendo e saiu de Paris, ela queria vir para cá, e eu falei: 'É importante você ir para Paris. Vai ter lá muito país africano'", disse Lula.
"E ela vai continuar fazendo o que ela gosta, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa. Ela vai estar onde ela quiser. Vai falar o que ela quiser. E vai andar para onde ela quiser. É assim que eu acho que é o papel da mulher”, disse o presidente.
AGU
Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) estabeleceu diretrizes sobre as novas regras de publicidade e transparências nos gastos de viagem da primeira-dama.
Os valores sobre despesas e viagens devem ser publicados no Portal da Transparência.
Além disso, o governo passou a ter a obrigação a atender a pedidos de informações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).
"Cabe a observância e o cumprimento dos deveres de publicidade e transparência pelo cônjuge presidencial e agentes públicos que lhe prestam apoio, por meio da adoção das seguintes providências: (i) prestação de contas de deslocamentos e recursos públicos empregados; (ii) divulgação de agenda de compromissos públicos do cônjuge; (iii) disponibilização de dados sobre despesas e viagens no portal da transparência; e (iv) atendimento de pedidos de informações sobre estas atividades", diz trecho.
O texto da AGU, elaborado por ordem do presidente Lula, destaca que a atividade de Janja é voluntária.
A ideia do documento era estabelecer parâmetros claros sobre a atuação da primeira-dama.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2025-09-17 10:50:09.. ou sou 👹👹👹 ???
Amaury G Feitosa
2025-09-17 10:49:33Aí que o amor é liiiiindo ... num sendo no meu ... bolso mas o diabo é que é ... sou 🥳