Flávio lidera nas redes, enquanto Caiado avança
Levantamento da Datrix mostra domínio no debate sobre a Venezuela e retração de Lula
Levantamento da consultoria Datrix mostrou que o senador Flávio Bolsonaro manteve a liderança de exposição no ambiente digital
Apesar de ter recuado de 36,09% para 34,35%, Flávio foi o principal vitorioso nas redes das discussões sobre a operação americana na Venezuela.
Logo após a divulgação de sua pré-candidatura, o senador alcançou mais de 117 milhões pessoas nas redes sociais. O monitoramento das menções indicou que 38% das interações foram positivas, 28% negativas e 34% neutras.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), consolidou-se como principal alternativa no campo da direita fora do núcleo bolsonarista.
Segundo a Datrix, o crescimento de Caiado - que somou 31,62% das menções - foi "sustentado graças ao "mar aberto", com ênfase nas falas sobre segurança públicca e gestão.
A consultoria, no entanto, ressalta que a atual posição do governador goiano deve ser analisada com cautela, já que os meses de dezembro e janeiro costumam registrar menor volume de menções a presidenciáveis.
Lula retrai
No levantamento, o presidente Lula (PT) caiu da terceira para a quinta colocação entre os mais mencionados, com 24,10%.
Embora mantenha alto engajamento junto à sua base, o petista se mostra sensível a temas que dominam a opinião pública — entre eles, a operação americana na Venezuela.
Governadores
Os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, registraram crescimento no período.
O avanço ocorreu majoritariamente fora de suas redes próprias, o que indica ganho de visibilidade e enquadramento público, mais do que mobilização direta de base.
Ratinho Júnior apresentou um comportamento mais resiliente nas redes e tende a estar melhor posicionado nos próximos meses.
Já o governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, manteve desempenho estável no período, mas com esforços para aglutinar o capital político junto à base bolsonarista.
"Ainda assim, permaneceu à margem do núcleo decisório que concentrou a reorganização da direita no período", diz o relatório.
Leia mais: Candidatura de Flávio Bolsonaro alcança 117 milhões nas redes
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)