EUA retomam recompensa de 25 milhões de dólares por Maduro
Governo Trump acusa ditador venezuelano de narcoterrorismo, importação de cocaína e uso de armas para cometer crimes

Os Estados Unidos designaram oficialmente o Cartel de Los Soles, da Venezuela, como apoiador de "organizações terroristas estrangeiras".
Segundo o governo Trump, o ditador Nicolás Maduro é responsável por chefiar o cartel que alimenta uma rede de financiamento a outros grupos criminosos transnacionais, entre eles o Trem de Aragua e o Cartel de Sinaloa, do México.
A pressão sobre o regime chavista inclui a oferta de uma recompensa de 25 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de reais) por informações que levem à prisão de Maduro.

Em janeiro deste ano, o Departamento de Estado já tinha oferecido uma recompensa semelhante, mas agora o cartaz foi atualizado.
A imagem atual traz a lista dos crimes de que Maduro é acusado: "conspiração narcoterrorista, conspiração para importar cocaína, conspiração para usar e portar armas e explosivos para cometer crimes".
Crusoé pediu ao cientista político José Vicente Carrasquero para explicar o Cartel de Los Soles e sua conexão com o poder político na Venezuela.
Desde quando existe o Cartel de Los Soles?
O Cartel de Los Soles é uma organização muito velha na Venezuela. Tem, com toda certeza, mais de 30 anos.
Ele é composto por generais venezuelanos, normalmente do exército e da Guarda Nacional, que traficavam drogas através do sul do país, por meio da Delta Del Orinoco [rio situado no leste da Venezuela, que se divide em canais em direção ao mar].
É um cartel que, obviamente, nunca foi devidamente investigado na Venezuela.
Quando Chávez chegou ao poder, em 1999, esse cartel subiu de nível. Ele deixou de pertencer a esses generais e passou a ser controlado pela estrutura principal do Partido Socialista Unido de Venezuela, o PSUV.
Os chavistas mantiveram os militares nas operações. Esses fardados se beneficiam do dinheiro obtido pelas atividades ilícitas. Com isso, os militares seguem dando apoio para que Maduro permaneça no poder.
A fonte de receita do cartel é apenas o tráfico de drogas?
O cartel tem uma influência significativa no tráfico de drogas na Venezuela e acredita-se que esteja envolvido na exploração ilegal de minérios, que eles retiram do solo sem nenhum controle.
Isso inclui ouro e coltan [mistura de dois minerais: columbita e tantalita]. Eles também estão desmontando estruturas de ferro para vendê-las como sucata.
Há muita diferença entre a qualidade de vida desses generais e militares, na comparação com o restante dos venezuelanos. A renda deles é muito mais alta que a dos simples mortais da Venezuela.
A pressão feita pelo governo Trump pode ter algum resultado?
Essa designação como organização terrorista é um assunto interessante, porque permite que os Estados Unidos apliquem pressão adicional sobre Maduro e sobre pessoas ligadas a essa estrutura.
Além disso, também permite aos americanos investirem em apreensões de drogas e congelamento de ativos, necessários para que essas organizações criminosas operem fora do país.
Há uma parceria com o cartel de Sinaloa, no México, para enviar parte da droga aos Estados Unidos.
Essa ratificação da sanção revisita uma ideia anterior do presidente Trump, de 2020, que já tinha denunciado o envolvimento de Maduro e outras autoridades venezuelanas em narcoterrorismo, corrupção e tráfico de drogas.
Leia também: Como a ditadura brasileira se compara com o chavismo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)