Estagnação de Lula impulsiona recorde do Ibovespa
Frase sobre traficantes e megaoperação no Rio de Janeiro prejudicaram imagem do presidente, o que animou investidores
O Ibovespa, índice que acompanha as principais ações na Bolsa de Valores, tem registrado subidas consecutivas nos últimos quinze dias e ultrapassou 158 mil pontos esta semana, um recorde histórico.
O movimento tem duas explicações, uma econômica e outra política.
"Estamos passando por um movimento global de alta, em que investidores estão aplicando em empresas de inteligência artificial e estão mais propensos a assumir riscos. No Brasil, isso se refletiu no mercado, apesar de uma sublocação em renda variável bastante expressiva", diz Jason Vieira, economista-chefe da Lev DTVM.
"Além disso, o Ibovespa se beneficiou por questões mais voltadas às pesquisas de opinião pública, que mostraram uma estagnação do presidente Lula. Então, esses dois movimentos distintos acabaram se somando", diz Vieira.
Eleição de 2026
Com a aprovação de Lula estagnada, os investidores ficam mais esperançosos de uma alternância de poder em 2027.
Um novo presidente mais à direita poderia adotar uma política fiscal mais responsável, reduzindo gastos públicos.
"O ano de 2027 tem uma série muito extensa de vencimentos de dívidas e grandes questões fiscais que demandarão pulso firme. Além disso, o governo Lula segue a linha constante de elevação de gastos e aumento de impostos, mas isso tem um limite muito curto, dado o atual cenário", afirma Vieira.
Lulômetro
No Lulômetro, o tracking diário sobre a aprovação do governo Lula, realizado pela Real Time Big Data em parceria com O Antagonista e Crusoé, a aprovação do presidente ("ótimo" e "bom") ficou estagnada entre 30% e 32%, sendo que a desaprovação ("ruim" e "péssimo") ficou por cima, entre 35% e 36%.
Na Genial/Quaest divulgada nesta quarta, 12, a desaprovação de Lula deu uma leve subida em relação a outubro, de 49% para 50%. A aprovação caiu um ponto, de 48% para 47%.
Lula estava ganhando aprovação com uma redução nos preços nos supermercados e um discurso sobre soberania, contrapondo-se aos Estados Unidos.
Mas esse momento acabou com a frase de Lula dizendo que traficantes são vítimas da sociedade e a megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro.
Leia em Crusoé: Retratação de Lula sobre traficantes não convenceu
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)