Encenação de fotos sobre fome em Gaza é exposta pelos maiores jornais alemães
Bild e Süddeutsche Zeitung apontaram o alinhamento entre a manipulação de fotos e a estratégia de propaganda dos terroristas do Hamas

Os jornais Süddeutsche Zeitung e Bild, os dois maiores da Alemanha, expuseram nos últimos dias a encenação de fotos sobre a fome na Faixa de Gaza.
No centro da manipulação, está o fotógrafo freelancer Anas Zayed Fatiyeh, que atua a serviço da agência de notícias turca Anadolu para "compartilhar a verdade palestina", conforme seu perfil no Instagram.
Na matéria "Este fotógrafo de Gaza encena propaganda do Hamas", publicada na terça, 5, o Bild apontou o alinhamento entre a encenação de fotos e a estratégia de propaganda dos terroristas do Hamas.
"A fome é (quase sempre) real - mas as fotos muitas vezes não são. Por exemplo, uma foto amplamente utilizada mostrou recentemente pessoas desesperadas em frente a uma distribuição de alimentos em um caminhão. O autor da imagem é o fotógrafo Anas Zayed Fteiha, ‘jornalista’ freelancer em nome da agência de notícias turca Anadolu.
As pessoas que aparecem abaladas com suas panelas também comem logo depois."
Uma imagem feita de outro ângulo mostra, inclusive, crianças recebendo comida ao fundo, enquanto o “fotógrafo” encena sua foto, ao lado, com as crianças segurando panelas vazias, omitindo que elas estão na fila para comer, ou seja, para receber alimentos da ajuda humanitária.
Fteiha prefere, segundo o Bild, "mostrar a destruição, o caos" e, "acima de tudo, crianças, mães, sofrimento em close-up e com iluminação perfeita".
"O sofrimento dos civis em Gaza é grande. Muitas pessoas foram mortas na guerra do Hamas contra Israel, muitas estão morrendo de fome. No entanto, a encenação da necessidade muitas vezes beneficia o Hamas e sua propaganda.
Porque o ‘jornalista’ Fteiha aparentemente tem uma missão: ‘Liberte a Palestina’. Isso é o que diz uma pintura sensual que ele apresenta em sua conta do Instagram - em uma arte de combate com a orgulhosa inscrição ‘Imprensa’. O ‘artista’ que criou a imagem para Fteiha: um odiador de judeus confesso.
Outro vídeo é intitulado ‘Foda-se Israel’. Não é de se admirar, porque Fteiha também está ativo na europe.palestine.network, um ‘coletivo pró-palestino’ para ‘ações globais na Europa’ - que não apenas documenta o sofrimento dos palestinos em Gaza, mas promove a ‘resistência’ internacional contra Israel."
O Hamas e as imagens de Gaza
O Süddeutsche Zeitung publicou no domingo, 3, na matéria "Quão reais são as imagens de Gaza?" que as fotos mostram o que o Hamas quer que o mundo veja: o sofrimento da população civil de Gaza em decorrência da campanha militar de Israel.
O jornal resgatou o caso da foto de Muhammad Zakariya Ayyoub al-Matouq, que, como apontou Crusoé, foi erroneamente explorada pela imprensa para indicar a responsabilidade de Israel sobre a fome em Gaza.
Como mostramos, a imagem foi usada por diversos portais sem mencionar que a criança palestina retratada sofre de paralisia cerebral.
A foto de Muhammad Zakariya foi tirada em 22 de julho por Ahmed Jihad Ibrahim al-Arini, que também é fotógrafo da agência de notícias turca Anadolu.
"O Hamas é mestre em encenar imagens"
Ao Süddeutsche Zeitung, Gerhard Paul, professor emérito de história e especialista em fotografia que pesquisa imagens de Israel e Gaza há 25 anos, disse presumir "que muitas dessas imagens de crianças famintas e doentes sejam simplesmente encenadas ou venham de outros contextos".
Segundo ele, as fotografias "não são falsificações", mas as pessoas "são apresentadas de uma determinada maneira ou recebem uma legenda enganosa para mobilizar nossa memória visual e nossas emoções".
"O lado palestino está principalmente preocupado em emocionar as sociedades ocidentais pacificadas. E isso funciona brilhantemente. As imagens também têm uma função adicional: pretendem sobrepor as imagens brutais do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. Muitas pessoas nem se lembram mais dessas imagens. O Hamas é mestre em encenar imagens", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)