"Ecosocialista" de Maduro participa da COP30 com Marina Silva
Ditadura da Venezuela se sustenta principalmente com a mineração ilegal de ouro no vale do rio Orinoco, sem qualquer preocupação com preservação ambiental
A ditadura de Nicolás Maduro se sustenta principalmente com a mineração ilegal de ouro no vale do rio Orinoco, o narcotráfico e o que restou de exportação de petróleo.
A mineração ilegal de ouro ocorre sem qualquer preocupação com preservação ambiental.
Mesmo assim, o ministro do poder Popular para o Ecossocialismo da Venezuela, Ricardo Molina, marcou presença na Conferência das Partes da ONU para o Clima, a COP30.
Molina participou de um encontro de ministros do meio ambiente ao lado da ministra Marina Silva (foto).
O venezuelano publicou a foto do evento em sua conta do Instagram nesta sexta, 14.
Na publicação, ele marcou a conta de Marina Silva na rede social.
Molina também fez um discurso na COP30 esta semana.
"Como um povo rebelde, o povo venezuelano está disposto a defender sua soberania, a defender o direito à paz, a nos defender com o que for, onde for e contra quem for", afirmou o venezuelano.
Contaminação por mercúrio
Um relatório do International Crisis Group divulgado em julho deste ano aponta que a mineração ilegal de ouro no sul da Venezuela causa uma destruição ambiental nefasta e generalizada, com dados alarmantes de poluição.
Atualmente, a mineração afeta cerca de 30 rios na região, o que representa um aumento de 106% em apenas seis anos, com a presença de balsas de mineração em dezesseis vias fluviais.
Esse impacto é particularmente crítico, já que a bacia do estado de Bolívar é responsável por fornecer 90% da água doce do país.
O uso descontrolado de mercúrio para a extração do metal contamina as vias fluviais e os peixes, impactando a saúde das comunidades ribeirinhas e a fauna, como os botos cor de rosa, que já apresentam níveis perigosos da substância.
Além disso, a proliferação desordenada de minas, impulsionada por grupos criminosos e armados, provoca desmatamento para abrir novos poços de extração.
Ecossocialismo
O conceito de ecosocialismo é um neologismo entre as palavras "ecossistema" e "socialismo".
O termo está definido no site do Ministério do Poder Popular para o Ecosocialismo, que substituiu o Ministério do Meio Ambiente: "O ecossocialismo representa um sistema político que articula a boa gestão dos ecossistemas e uma cogestão equitativa e harmoniosa da sociedade. Não deve contentar-se com belas ideias, boas intenções e súplicas, mas deve assumir uma práxis revolucionária necessária para atingir os seus objetivos".
Seja pela destruição da Amazônia pela mineração ilegal, seja pela produção de petróleo, Marina Silva deveria pensar duas vezes antes de se sentar ao lado de Ricardo Molina.
Leia em Crusoé: Ouro de sangue
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)