Crusoé nº 387: A alternativa Ratinho Jr.
Governador do Paraná busca disputar Presidência, mas o caminho é longo e não depende só dele. E mais: a cartada da isenção do IR e o tortuoso caminho de Milei

Por muito tempo, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores no cercadinho montado na entrada do Palácio da Alvorada que a indecisão já é um tipo de decisão.
Na política, a falta de decisão de terminados grupos gerou oportunidades únicas em um passado não muito distante: em 2018, a resistência de Lula em chancelar a candidatura de Fernando Haddad abriu caminho para Bolsonaro. Agora, um cenário parecido pode alavancar uma candidatura do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), para a Presidência da República.
Ratinho Jr. – ou apenas Júnior, para os mais íntimos – tem dito a aliados, e já disse também ao presidente do PSD, Gilberto Kassab, que é candidatíssimo ao Palácio do Planalto no ano que vem. Mas ele tem consciência de que não é o plano A do próprio partido.
Embora mais consistente, na visão de caciques do Centrão, do que a alternativa Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho e Kassab sabem que uma disputa para o Palácio do Planalto dependerá, e muito, da ausência do governador de São Paulo na corrida nacional, diz Wilson Lima em "A alternativa Ratinho Jr.", a reportagem de capa da edição desta semana de Crusoé.
Outros destaques de Crusoé
Em "A cartada da isenção do IR", Guilherme Resck mostra como o Congresso avançou com fim da cobrança do imposto para nova faixa e deve dar trunfo a Lula na corrida eleitoral.
Na reportagem "O tortuoso caminho de Milei", José Inácio Pilar conta que o presidente argentino enfrenta momento delicado na economia e na política. Se não acertar o passo, a situação pode desandar rapidamente.
A matéria "Paz incerta em Gaza", de João Pedro Farah, revela que o plano de paz de Donald Trump para a Faixa de Gaza tem apoio da sociedade israelense, mas enfrenta obstáculos políticos e dúvidas sobre efetividade prática.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas.
Nesta edição, escrevem Roberto Reis (O trabalho sujo que ninguém quer fazer), Dennys Xavier (A escravidão de um brasileiro), Bruno Soller (Portugal vive o clima do Chega), Márcio Coimbra (A armadilha chinesa), Gustavo Nogy (Não quero saber o sentido da vida num sábado à tarde) e Rodolfo Borges (Há virtude no egoísmo do Flamengo?).
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)