Crusoé nº 382: Roubo escancarado
Por que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS assusta o governo Lula. E mais: Ficha Limpa sob ataque e Trump contra as TVs

A operação da Polícia Federal, batizada de "Sem Desconto", revelou um escândalo bilionário de fraudes por meio de descontos associativos que atingiu os cofres do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2019 e 2024 e criou um problema visto até agora como insolúvel para o Palácio do Planalto: como blindar governo Lula do esquema de roubos de aposentadorias e pensões.
E eis aí um dos maiores temores de Lula e de sua equipe, em ano pré-eleitoral.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS pode escancarar detalhes dessa fraude – algo na casa dos 6,3 bilhões de reais, dos quais cerca de 64% dos descontos ocorreram entre os anos de 2023 e 2024.
Alguns acreditam que a investigação pode trazer pistas até da participação do Palácio do Planalto no esquema.
Existe a suspeita de que personagens que estavam na cozinha do Planalto tiveram se envolveram no roubo de aposentadorias.
Quer seja por ação ou omissão, diz Wilson Lima em "Roubo escancarado", a reportagem de capa da edição desta semana de Crusoé.
Outros destaques de Crusoé
Em "Ficha Limpa sob ataque", Guilherme Resck conta que a discussão de propostas que reduzem ou inviabilizam processos de responsabilização de autoridades por crimes cometidos por elas marcou a última semana de agosto no Congresso.
O encaminhamento da conversa só reforçou no brasileiro o sentimento de que a Câmara e o Senado gastam muito tempo e esforço legislando em causa própria, e não buscando o melhor para o país.
Na matéria "Trump contra as TVs", José Inácio Pilar aborda a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de não renovar as concessões das redes de televisão ABC e NBC, que produzem "97% de notícias ruins" sobre ele.
O discurso, mais do que uma ameaça concreta, tem valor estratégico.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas.
Nesta edição, escrevem Roberto Reis (A solução do sistema), Leonardo Barreto (Sidônio joga a toalha), Roberto Ellery (Novos tempos e velhas práticas), Jerônimo Teixeira (Um museu com a cara de Trump), Dennys Xavier (O império do sentimentalismo), Josias Teófilo (As causas práticas da nossa miséria cultural), Wilson Pedroso (Os bastidores maquiavélicos da política), Gustavo Nogy (Jaguar viveu por acaso) e Rodolfo Borges (O departamento médico mágico).
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2025-08-30 09:52:00Os imorais e criminosos "descontos" na verdade assalto a coitados iniciou devagar já em 2015 e a CPMiZZa apurará a marmota desde lá mas preparemos os rabos e lombos para uma incomensurável PIZZA ... quem sobreviver verá.