Companhias aéreas têm licenças revogadas pela ditadura de Maduro
Regime havia dado 48 horas para que empresas retomasses suas atividades no país
As seis companhias aéreas internacionais que suspenderam seus voos de chegada e partida da Venezuela tiveram suas licenças revogadas pela ditadura de Nicolás Maduro na quarta-feira, 26.
São elas: Gol (Brasil); Latam (Chile); Avianca (Colômbia); Iberia (Espanha); TAP (Portugal); e Turkish Airlines (Turquia).
No caso da Latam, a revogação é válida apenas para a operação colombiana da companhia. A Latam Brasil não foi afetada porque não realiza voos para Caracas.
O Instituto Nacional de Aviação Civil da Venezuela (Inac) deu na segunda-feira, 24, 48 horas para que as companhias aéreas retomassem suas atividades no país, sob o risco de terem suas licenças revogadas.
Alerta dos EUA
A suspensão de voos ocorreu após a Administração Federal de Aviação dos EUA emitir na sexta-feira, 21, um alerta do tipo NOTAM (Notice to Airmen, na sigla em inglês), informando as empresas aéreas comerciais e civis sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar a Venezuela.
Segundo o comunicado, há “agravamento da situação de segurança e aumento da atividade militar na Venezuela e em áreas próximas”, fatores que podem representar risco às aeronaves que cruzam o espaço aéreo da região.
O aviso foi feito em meio à chegada do maior porta-aviões dos EUA, o Gerald Ford, à região.
Operação Lança do Sul’
Em 13 de novembro, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, informou o início da ‘Operação Lança do Sul’ para combater o tráfico de drogas na América Latina.
Segundo Hegseth, a ofensiva “remove narcoterroristas” do Hemisfério Sul e protege os EUA das drogas.
“O presidente Trump ordenou a ação — e o Departamento de Guerra está cumprindo a ordem. Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul. Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e Comando Sul (SOUTHCOM) , esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, escreveu no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maglu Oliveira
2025-11-27 11:01:00Quero ver se essa figura grotesca vai se esconder num buraco como Muammar al-Gaddafi. É na hora que estão sendo caçados para pagarem por seus crimes que mostram sua "coragem e valentia". Conhecemos isso do Bolsonaro, por exemplo. Um grande desportista, valente de arma na mão, com uma boca maior ainda quando cercado pela turba e agora um "idoso, doente, fraco". Tadinhos desses ditadores, morro de pena kkkk