Bannon contesta cidadania de Mamdani
Ex-estrategista de Trump repete plano usado contra Barack Obama
Assim como fez com Barack Obama, Steve Bannon contestou a cidadania do democrata Zohran Mamdani, prefeito eleito da cidade de Nova York.
Ao Politico, o ex-estrategista de Donald Trump na Casa Branca disse que a cidadania de Mamdani, que nasceu em Uganda e se mudou para os Estados Unidos aos sete anos, deveria ser verificada "imediatamente".
"O Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Justiça precisam investigar tudo isso. Se o indivíduo mentiu em seus documentos de naturalização, ele deve ser deportado imediatamente e enviado para Uganda", afirmou.
Em 2015, o então candidato republicano Donald Trump fez acusações da mesma natureza contra o ex-presidente Barack Obama, natural de Honolulu, a capital do estado do Havaí.
Na época, Trump dizia que Obama estava constitucionalmente impedido de comandar o país por ser "estrangeiro".
O novo prefeito de Nova York é filho do cientista político e antropólogo Mahmood Mamdani, que nasceu na Índia e viveu na Uganda.
Mamdani x Trump
Em seu discurso de vitória na noite desta terça, 4, o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, citou o presidente americano Donald Trump.
"Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou. E se existe alguma maneira de aterrorizar um líder desesperado, é desmantelando as próprias condições que lhe permitiram acumular poder", afirmou Mamdani.
"Essa não é apenas a forma como paramos Trump, mas como paramos o próximo. Então, Donald Trump, uma vez que sei que você está assistindo, tenho quatro palavras para você: aumente o volume [turn up the volume]", acrescentou o prefeito eleito.
Na rede Truth Social, Trump respondeu: "E assim começa".
Para Bannon, os republicanos devem entender que "têm uma luta pela frente".
"Esqueçam o Partido Republicano de Nova York — isso é uma piada —, mas o Partido Republicano nacional e alguns dos estrategistas mais inteligentes não percebem o poder do Partido das Famílias Trabalhadoras e dos Socialistas Democráticos da América para mobilização de base. A política moderna agora se concentra em engajar eleitores com baixa propensão a votar, e eles claramente os mobilizaram esta noite, e isso é o modelo Trump. Isso é muito sério", afirmou.
Leia também: Zohran Mamdani vai encarar Trump?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)