As frases de Barroso que marcaram sua presidência no STF
Magistrado defendeu encontros com empresários, penduricalhos e os altos custos do Judiciário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto), exerceu a presidência da Corte entre 28 de setembro de 2023 e 25 de setembro de 2025.
A partir de segunda, 29, a presidência será ocupada por Edson Fachin.
Crusoé selecionou algumas frases que resumem o que foi a presidência de Barroso.
"Temos o novo departamento STF Fashion. Nós lançamos uma gravata do Supremo Tribunal Federal, que todos nós estamos utilizando. Para as mulheres, um lenço belíssimo, como o que está com a ministra Cármen Lúcia. A razão real para isso é que nós recebemos muitas visitas ou visitamos lugares em que as pessoas nos dão presentes. Portanto, foi uma forma gentil que nós encontramos de retribuir os eventuais presentes que recebemos com uma gravata que tem o símbolo do Supremo Tribunal Federal. Modéstia à parte, ficou muito bonitinho.” (em fevereiro de 2025)
“O meu comentário indignado é que a gente fez um jantar para arrecadar fundos para o programa, e a matéria diz que eu me reuni com empresários a pretexto de arrecadar fundos. Então está bom. A incultura é um problema difícil de sanar no Brasil.” (em maio de 2025, sobre cantoria com empresários)
“Vira e mexe a gente sofre a crítica de participar de eventos como este. Eu queria dizer que eu converso com as comunidades indígenas, converso com os advogados, com o agronegócio, com estudantes, com todos os setores da sociedade.” (em outubro de 2024, durante evento com empresários em Roma)
"Se eu não pudesse me relacionar com quem tem interesse no STF, eu precisaria ficar trancado em casa." (em junho de 2025)
“Essa ideia de que participar de eventos com empresários é um problema ético é um equívoco. Coisas eticamente erradas, se tivessem que acontecer, não aconteceriam em congressos com 2 mil pessoas.” (em agosto de 2024)
"Quando um juiz faz uma palestra em um evento, não é um proveito para o ministro, a gente está fazendo uma atenção, uma gentileza, um favor. É equivocado achar que o ministro é quem fica devedor. O ministro fica credor do esforço de participar de um evento." (em agosto de 2024)
"Há penduricalhos que são inaceitáveis e devem ser questionados judicialmente. Mas há situações legítimas." (em entrevista para a GloboNews, em fevereiro de 2025.
"Se ele vai trabalhar mais, ele tem direito a um extra." (em julho de 2025, sobre adicional para juízes que acumulam o trabalho dos colegas que tiram férias)
"No Brasil, não existe censura." (em setembro de 2025)
“O processo civilizatório existe para reprimir o mal e potencializar o bem.” (no plenário, em agosto de 2025)
“Faz-se aqui o reconhecimento ao relator das diversas ações penais, ministro Alexandre de Moraes, que com inexcedível empenho, bravura e custos pessoais elevados conduziu as apurações dos processos relacionados aos fatos acima descritos.” (em agosto de 2025, no plenário)
“O Supremo Tribunal Federal é o tribunal mais produtivo do mundo.” (artigo no Estadão, janeiro de 2025)
“Os editoriais [do jornal Estadão] procuram dar especial ênfase a pesquisas de opinião com porcentuais negativos. Tais pesquisas revelam, no máximo, o que um grupo de pessoas pensa, e não o que é a verdade.” (artigo no Estadão, janeiro de 2025)
“O custo do Judiciário é lembrado com frequência, e o Judiciário de fato tem um custo relevante. Custamos 132,8 bilhões de reais ao país, 1,2% do PIB (...), mas esse custo inclui o Ministério Público e a Defensoria Pública.” (em fevereiro de 2025. O custo, contudo, não inclui as despesas dos ministérios e das defensorias públicas)
“Lembro que todas as democracias reservam uma parcela de poder para ser exercida por agentes públicos que não são eleitos pelo voto popular, para que permaneçam imunes às paixões políticas de cada momento.” (em fevereiro de 2025)
“O Inquérito das Fake News se prolongou porque os eventos foram se sucedendo.” (em fevereiro de 2025)
"Não, não estou me aposentando, não. Eu estou feliz da vida." (em agosto de 2025)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)