A Rússia voltará aos torneios da Fifa?
Gianni Infantino afirmou que a entidade deve considerar a readmissão do país às competições internacionais
O presidente da Fifa, Gianni Infantino (foto), afirmou nesta segunda-feira, 2, que a entidade máxima do futebol precisa considerar a "readmissão" da Rússia às competições internacionais.
O país está banido desde 2022, após a invasão da Ucrânia.
O Comitê Internacional, contudo, recomendou que as federações esportivas permitam que equipes russas compitam em categorias de base.
"Temos que [considerar a readmissão da Rússia]. Definitivamente. Essa proibição não alcançou nada, apenas gerou mais frustração e ódio. A possibilidade de meninas e meninos da Rússia jogarem futebol em outras partes da Europa seria uma grande ajuda", disse Infantino à Sky News.
Na ocasião do banimento, a Fifa alegou “violação dos princípios de paz e integridade” previstos em seus estatutos, além da impossibilidade prática de realizar jogos diante do boicote de outras seleções.
A Federação Russa de Futebol recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), mas a Corte manteve a suspensão.
Com isso, a Rússia permanece suspensa das competições da FIFA e da UEFA, sem prazo definido para retorno, condicionado a mudanças no contexto político e internacional.
O cenário contrasta com 2018, quando o país sediou a Copa do Mundo, principal competição do futebol mundial.
Prêmio a Trump
Infantino defendeu o prêmio da paz da Fifa entregue ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que o republicano “merece” a honraria.
"Tudo o que pudermos fazer para ajudar a paz no mundo, devemos fazer, e por essa razão, há algum tempo pensamos em fazer algo para recompensar as pessoas que fazem algo."
Infantino também minimizou os rumores sobre um possível boicote à Copa do Mundo deste ano, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
"Em nosso mundo dividido, em nosso mundo agressivo, precisamos de ocasiões em que as pessoas possam vir, possam se encontrar em torno da paixão [pelo futebol]."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)