Crusoé
30.09.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Diários

A expulsão do outro: violência política contra judeus

Contra a lógica da expulsão, ergueu-se a Constituição de 1988, ao inscrever entre os objetivos fundamentais da República a construção de uma sociedade livre, justa e solidária

avatar
Clarita Maia
6 minutos de leitura 28.09.2026 12:30 comentários 0
A expulsão do outro: violência política contra judeus
Thiago Ávila. Reprodução/redes sociais
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

No dia em que começaria o Iom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, um candidato a deputado federal cobriu a placa da Rua Estado de Israel, em Higienópolis, com os dizeres “Palestina livre do rio ao mar”. Ninguém foi agredido. A violência política raramente começa pela agressão física.

Ela começa antes, quando o adversário deixa de ser reconhecido, ainda que simbolicamente, como interlocutor legítimo e passa a ser percebido como presença intolerável no espaço comum.

Na trilha de Byung-Chul Han, em A Expulsão do Outro, à medida que a diferença perde legitimidade, o outro deixa de ser alguém com quem se disputa e passa a ser alguém que se pretende silenciar, neutralizar, expulsar.

Expulsar é a palavra exata. Há quem leia o slogan apenas como um apelo pela liberdade palestina. Mas, afixado sobre o nome de uma rua que homenageia Israel, num bairro de forte presença judaica, no dia em que começaria o Iom Kippur, ele diz outra coisa: que, do rio ao mar, não haveria lugar para o outro. Tampouco no Brasil. Atacar símbolos inscritos no espaço comum é disputar quem tem o direito de nele permanecer e ser reconhecido.

A expulsão nem sempre é ruidosa. Às vezes, é de agenda. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados já marcou, em pleno Iom Kippur, debates de interesse da comunidade judaica.

Justamente na data cuja observância praticamente inviabiliza a participação dos interessados, pois judeus são convidados a jejuar e se resguardar nesse período. Fala-se sobre o outro, mas se constrói o espaço de modo que ele não possa estar presente.

Nada disso é exclusividade de um lado do espectro político. Em 2018, dois candidatos exibiram, partida ao meio, a placa que homenageava Marielle Franco. O alvo muda. O gesto é o mesmo.

Barbara F. Walter, em Como as guerras civis começam: e como impedi-las (2022), identifica na erosão democrática, na faccionalização em torno de identidades étnicas, raciais ou religiosas e na progressiva legitimação da violência política alguns dos mecanismos de escalada autoritária.

A intimidação e a agressão simbólica passam a integrar o repertório ordinário da disputa. O estudo Caminhos para a Paz (2018), da ONU e do Banco Mundial, lembra que conflitos civis raramente irrompem de maneira súbita: costumam ser precedidos por processos de exclusão de grupos e de deterioração institucional.

As eleições brasileiras estão mais violentas, ou a violência política passou a ser mais registrada. Em qualquer hipótese, o debate público se empobreceu, se fanatizou e se tornou condescendente com as próprias ignomínias.

O fenômeno é global. Os países buscam suas vacinas cívicas. A do Direito brasileiro ainda é fraca.

Hoje, o crime de violência política previsto no Código Eleitoral (art. 326-B, incluído pela Lei 14.192/2021) protege candidatas e detentoras de mandato nas condições previstas pelo dispositivo.

O Código Penal (art. 359-P) alcança a discriminação por religião ou etnia, mas exige violência física, sexual ou psicológica que restrinja o exercício de direitos políticos. A placa coberta em Higienópolis dificilmente se encaixa em qualquer um dos dois.

O novo Código Eleitoral (PLP 112/2021) amplia esse horizonte. Aprovado pela Câmara em 2021, o projeto ainda não concluiu sua tramitação no Senado. Ele dedica um título inteiro ao tema e caracteriza como violência política o assédio, o constrangimento, a humilhação, a perseguição ou a ameaça, mediante discriminação, a candidatos, mandatários e suas assessorias, com o fim de dificultar a campanha, o mandato ou o exercício das liberdades políticas fundamentais.

Sua inovação mais relevante é reconhecer que essa violência pode ser física, sexual, psicológica, moral, institucional, econômica ou simbólica. A ampliação não é meramente terminológica: dá nome jurídico a hostilidades que não deixam marcas no corpo, mas constrangem, intimidam e degradam a participação política.

Falta um passo. O projeto concentra-se na violência contra mulheres, de gênero e de raça. Mas as liberdades políticas fundamentais, asseguradas pela Constituição e pelos tratados de direitos humanos, não se esgotam no direito de votar e ser votado: abrangem a participação na vida pública com liberdade de expressão, reunião e associação, sem discriminação, inclusive por identidade religiosa ou étnica.

Alcançam não apenas candidatos e mandatários, mas também agentes públicos, lideranças comunitárias, defensores de direitos humanos, representantes da sociedade civil e ativistas. Se a lei deseja proteger o espaço comum, precisa dizer com todas as letras que judeus, e qualquer minoria religiosa ou étnica, também têm lugar nele.

Contra a lógica da expulsão, ergueu-se a Constituição de 1988, ao inscrever entre os objetivos fundamentais da República a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Nessa sociedade cabem uma rua chamada Estado de Israel, em São Paulo, e uma placa com o nome de Marielle Franco, no Rio. Nessa sociedade, cabe desejar dignidade ao povo palestino e um país soberano.

Quem encobre uma placa ou destrói a outra não está apenas protestando. Está reivindicando para si o poder de decidir quem pode permanecer, quem deve desaparecer e quais identidades têm direito à presença no espaço público.

É nesse gesto de exclusão e silenciamento que a violência política se revela em sua dimensão sociológica mais elementar.

 

Clarita Maia é consultora legislativa do Senado e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo

Instagram: @claritamaia

 

As opiniões dos colunistas não necessariamente refletem as de Crusoé e O Antagonista

Diários

A parte escolhe a causa; não escolhe o juiz

Maristela Basso Visualizar

Lula prova que ninguém precisa de IA para espalhar fake news

Duda Teixeira Visualizar

Elmano ultrapassa Ciro Gomes no Ceará, aponta AtlasIntel

Redação Crusoé Visualizar

As estranhas obsessões do presidente Lula

Duda Teixeira Visualizar

A campanha de Soninha para Tebet

Redação Crusoé Visualizar

Ao tentar ganhar católicos, Lula perde evangélicos

Duda Teixeira Visualizar

Mais Lidas

A campanha de Soninha para Tebet

A campanha de Soninha para Tebet

Visualizar notícia
A expulsão do outro: violência política contra judeus

A expulsão do outro: violência política contra judeus

Visualizar notícia
A parte escolhe a causa; não escolhe o juiz

A parte escolhe a causa; não escolhe o juiz

Visualizar notícia
Ao tentar ganhar católicos, Lula perde evangélicos

Ao tentar ganhar católicos, Lula perde evangélicos

Visualizar notícia
As estranhas obsessões do presidente Lula

As estranhas obsessões do presidente Lula

Visualizar notícia
Cármen Lúcia derrubou fake news religiosa de Eduardo em 2022

Cármen Lúcia derrubou fake news religiosa de Eduardo em 2022

Visualizar notícia
Direita assume liderança na corrida ao Senado em SP, indica Realtime

Direita assume liderança na corrida ao Senado em SP, indica Realtime

Visualizar notícia
Elmano ultrapassa Ciro Gomes no Ceará, aponta AtlasIntel

Elmano ultrapassa Ciro Gomes no Ceará, aponta AtlasIntel

Visualizar notícia
Lula enfrenta forte rejeição entre evangélicos, aponta pesquisa

Lula enfrenta forte rejeição entre evangélicos, aponta pesquisa

Visualizar notícia
Lula prova que ninguém precisa de IA para espalhar fake news

Lula prova que ninguém precisa de IA para espalhar fake news

Visualizar notícia

Tags relacionadas

antissemitismo

judeus

Thiago Ávila

< Notícia Anterior

Quem limita aquele que limita?

28.09.2026 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Em terceiro nas pesquisas, Carluxo foge de debate

28.09.2026 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Clarita Maia

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)


Notícias relacionadas

A parte escolhe a causa; não escolhe o juiz

A parte escolhe a causa; não escolhe o juiz

Maristela Basso
29.09.2026 16:38 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula prova que ninguém precisa de IA para espalhar fake news

Lula prova que ninguém precisa de IA para espalhar fake news

Duda Teixeira
29.09.2026 16:14 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Elmano ultrapassa Ciro Gomes no Ceará, aponta AtlasIntel

Elmano ultrapassa Ciro Gomes no Ceará, aponta AtlasIntel

Redação Crusoé
29.09.2026 15:05 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
As estranhas obsessões do presidente Lula

As estranhas obsessões do presidente Lula

Duda Teixeira
29.09.2026 15:02 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso