Todo escritor já nasce obsoleto
Mais um ou dois anos, três ou quatro, no máximo, e não haverá escritor que rivalize com o Claude, o Perplexity, o ChatGPT e congêneres

Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Leio que a Microsoft publicou uma lista onde constam as quarenta jurássicas profissões ou atividades à beira da extinção. Motivo?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Lucas Parnoff
2025-08-08 11:37:15Se depender da IA para escrever alguma coisa, você já começa sem se quer sabendo "como começar o texto", pois alguma palavras-chave jogadas nelas já vem algo que parece ser bom. Mas já temos artigos científicos que comprovam que o uso excessivo de IA reduz as capacidades cognitivas dos programadores, imagina os usuários normais então, que pensam menos ainda que os programadores, sobre a lógica da escrita deles. Agora uma coisa é certa, o trabalho artístico do escritor será cada vez mais exigido nós dias atuais e futuros, pois a IA não tem "consciência" para fazer o leitor imaginar as cenas que está descrevendo em suas obras, mas é claro que isso só vale para aqueles bons escritores pra frente, os medianos pra tras a IA já conseguiu superar, especialmente pela falta de vocabulário e conhecimento de mundo, que da mesma forma que eu, temos pouca experiência de mundo afora e necessitamos de mais leituras boas para pensarmos e raciocinarmos cada vez mais.
Albino
2025-08-08 08:54:13Bela digressão!!!